Com um prazer enorme, informamos que nossas 2 pesquisas sobre remissão total do zumbido foram aceitas para publicação na Progress in Brain Research.
A 1ª, aprovada em 06-04-2020, é sobre os primeiros 80 depoimentos de pessoas que se sentem curadas do zumbido (Título: Long-lasting total remission of tinnitus: a systematic collection of cases. Autores: Tanit Ganz Sanchez, Caroline Valim, Winfried Schlee).
A 2a, aprovada em 26-05-2020, é sobre o follow-up de adolescentes que evoluíram, depois de um ano de observação, com a persistência ou com a remissão total do zumbido e hiperacusia (Título: Total remission or persistence of tinnitus and decreased sound level tolerance in adolescents with normal audiograms: a follow-up study. Autores: Tanit Ganz Sanchez & Larry E. Roberts (in memoriam)
Ambas as pesquisas são frutos de muitos anos de estudo (leia-se: sangue, suor e lágrimas) para mudar a cabeça das pessoas em relação ao terrível paradigma “zumbido não tem cura”. A publicação deverá ocorrer no início do 2º semestre de 2020.
Aos poucos, vamos conseguindo flexibilizar o pensamento rígido da comunidade científica e dar espaço ao pensamento aberto e integrativo, tão necessário para cuidar de pessoas com problemas considerados “sempre insolúveis”.
O WEIZHA também é um instrumento para levar informações positivas para o público e os profissionais de saúde ampliarem seu espectro de atuação, preferencialmente em equipe. A edição de 2020 vai deixar isso muito claro a todos.
Muitas coisas ainda precisam ser compreendidas sobre o processo de cura do zumbido, mas por ora… que ele existe, existe!